31 agosto 2006

Aécio Neves critica PIB e programa de governo de Lula

da Folha Online.

Em cerimônia de lançamento de seu programa de governo para Minas Gerais, o atual governador e candidato à reeleição naquele Estado, Aécio Neves (PSDB), criticou o crescimento do PIB e o programa de governo do candidato à Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, lançado anteontem.

"Infelizmente, hoje nós temos uma política econômica tímida, que fez com que o Brasil crescesse na América do Sul apenas mais que o Equador. É um dado absolutamente lastimável, e ainda vejo quem comemore esses dados. Vi ontem, inclusive, o presidente numa entrevista dizendo que não se devia fazer comparações com outros países em desenvolvimento ou mesmo com países vizinhos, mas comparações com nós mesmos. É um equívoco, um equívoco de visão, é primário."

Leia a notícia na íntegra.

Alguns vídeos

Alguns vídeos com participação dos candidatos a presidente que podem ser encontrados no YouTube:

ENTREVISTA ALCKMIN 28/7
parte 1 e parte 2.

HELOÍSA HELENA - JN
parte 1 e parte 2.

ALCKMIN - JN
parte 1 e parte 2.

LULA - JN
parte 1 e parte 2.

CRISTOVAM BUARQUE - JN
parte 1 e parte 2.

DEBATE NA BAND
Vários vídeos.

Ladrão rouba celular e envia fotos para a internet sem saber

Esse cara diz que teve ser celular roubado, e que ficou surpreso quando começaram a aparecer fotos da família do ladrão no site shoZu, cujo serviço permite configurar que todas as fotos tiradas com o celular sejam automaticamente postadas na internet, em um site como o Flickr. Supostamente o ladrão foi tirando fotos sem saber o que acontecia.

Collor para senador!

"O ex-presidente Fernando Collor de Mello acabou de entrar com pedido de registro de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas, para disputar o cargo de senador da República pelo PRTB. Ainda não existem confirmações sobre o acatamento por parte de juizes da candidatura do ex-presidente. Os suplentes registrados são Euclides Mello e Ada Mello.

Segundo as primeiras informações, o número a ser usado por Fernando Collor é 288, e a primeiro evento de campanha será uma carreata, que ocorrerá no conjunto Virgem dos Pobres, na periferia de Maceió, no próximo domingo.

Segundo a legislação eleitoral, o pedido de candidatura ao Senado pode ser feito até 24 horas antes do dia da eleição."

Retirado do Blog do Noblat.

Música de Hoje

Hoje o CD que estou escutando enquanto posto aqui é o The Anthology, do Muddy Waters. Um CD duplo com uma compilação de 50 músicas entre 1947 e 1972.

Ouça e veja mais no You Tube.

Acesso de eleitores à internet faz partidos ampliarem ações virtuais

da Agência Brasil,

Brasília - O Brasil tem quase 126 milhões de eleitores, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Destes, cerca de 32 milhões utilizam a internet, conforme dados do instituto de pesquisas Ibope. Ou seja, 25% do total de eleitores brasileiros podem buscar informações sobre as eleições na rede mundial de computadores.

Um levantamento coordenado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ainda em desenvolvimento, aponta que o impacto desta nova mídia no voto depende não só do número de pessoas que têm acesso a ela e do interesse na eleição, mas da criatividade de partidos no uso da rede.

Quem trabalha com o meio precisa driblar o fato da internet não estar devidamente inserida na legislação eleitoral. A dúvida é se os partidos vão usar a falta de regulamentação para divulgar boatos sobre políticos adversários.

Leia na íntegra.

30 agosto 2006

É Lembo

O governador Cláudio Lembo desqualificou os ataques de ontem a duas agências bancárias e a uma base da PM em São Bernardo do Campo.

Ele não acredita que as ações estejam relacionadas a transferência de presos. Também não acredita em novos ataques hoje e nesta madrugada.

Ouça.(Senão estiver escutando a notícia clique aqui e instale o plugin)

Não custa nada lembrar a população que a facção criminosa PCC comemora 13 anos de fundação nesta quinta-feira.

Nós do Debate-Bate também não acreditamos em novos ataques do PCC, acreditamos é no Papai Noel... Coelhinho da Páscoa... e que o Lula não sabia de nada.

Será o fim do jornal impresso...


A edição mais recente da Economist pergunta em sua capa: "Quem matou o jornal?"

Nós do Debate-bate temos a resposta: A Internet.

Trecho da reportagem:

"De todos os meios 'antigos', os jornais são os que têm mais a perder para a internet. A circulação tem caído nos Estados Unidos, na Europa ocidental, na América Latina, na Austrália e na Nova Zelândia (nos outros lugares, as vendas sobem). Mas, nos últimos anos, a web acentuou o declínio.

Em seu livro The Vanishing Newspaper, Philip Meyer calcula que o primeiro trimestre de 2043 será o momento em que o jornal impresso morrerá nos Estados Unidos, quando o último leitor cansado colocar de lado a última edição amarrotada."

Particularmente acho esta previsão meio fantasiosa e arrogante, isto vai acontecer muito mais rápido do que se imagina.

Na Inglaterra, leitores de 15 a 24 anos dizem que gastam 30% menos tempo com jornais desde que começaram a usar a internet.

Por outro lado ainda nem todos possuem acesso a Internet, muito menos ter um computador pessoal em casa.

Como sempre, a informação nunca é "Para Todos".

Debate-Bate diz

Nós estamos acordando e nos linkando.
Nós estamos observando.
Mas não estamos esperando.
Estamos nos organizando e nos preparando.
Não somos audiência, usuários finais ou consumidores.
Somos seres humanos, encarem isto.

Sabatinas do Globo

Hoje o Alckmin será sabatinado pelo Globo, ontem foi a Maria Elena. Você pode conferir trechos da sabatina no site do jornal, principalmente dela atacando o Lula.

Como hackear uma urna eletrônica

Já descobri como hackear a urna gringa, será que alguém sabe como fazer com a Brasileira?

Outra maneira de praticar terrorismo

O futuro está mais próximo que parece

Cara-de-pau atemporal !!! Ernesto Varela

Um reporter de mentira fazendo perguntas inesperadas para "figuras" da vida real.
Vale apena assistir o vídeo com o personagem de Marcelo Tas

29 agosto 2006

A Idéia da Revolução é uma Fantasia Adolescente

"Nossa mente no pós-tudo... ainda quer a revolução? Onde está a rebeldia? Onde estamos nós em todas estas conectividades, comunicabilidades e transitoriedades culturais?

Acordar e pensar que você ainda é capaz de fazer a revolução... qual utopia precisaríamos para pensar que poderíamos mesmo mudar tudo? De quantas ilusões é feito um homem? Quanta energia precisaríamos para mudar a própria vida, aderir a um movimento, tomar atitudes engajadas, ser um político para valer."

Este texto foi retirado da abertura do Indie, a mostra de cinema mundial que está acontecendo em Belo Horizonte, realizada pela Zeta Filmes.

Se interessou, então não perca tempo, pois o Indie acaba nesta quinta. Proponho que o Debate-bate desta semana seja durante o encerramento do Indie, com direito a opiniões dos espectadores e diretores, que tal? A câmera está em ponto de bala!

Edit: Não podia deixar de fora o link para o Blog Indie!

Aliança PT-PMDB

Do blog do Moreno:

"Um amigo deste blog conversou com o candidato Lula e fez a seguinte ponderação:

-- O PMDB, nesta aliança, não está contribuindo com nada. Ele sim é o verdadeiro sanguessuga. O que ele está acrescentando à sua campanha?

O presidente-candidato não respondeu.

O amigo insistiu:

-- O Newton Cardoso é um caso típico. Ele sim está pegando carona no seu prestígio. Se o Itamar estivesse conosco, a campanha em Minas, que já é boa, estaria excelente. E os nossos companheiros mineiros não teriam vergonha de estar no mesmo palanque.

Lula, mais uma vez não respondeu."

28 agosto 2006

Menos um safado

O presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda (PP), teve o pedido de candidatura indeferido por responder a processos criminais na Justiça.

Mais de mil candidatos foram barrados nos TRE's. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio foi o único que se apegou à questão da moralidade para julgar os processos de candidatura e barrou alguns sanguessugas.

Matéria completa aqui.

[Não vai adiantar nada. Provavelmente essas decisões serão barradas pelo TSE porque os safados ainda não terão sido julgados até as eleições]

VOLKSWAGEN X LULA

A Volkswagen quer uma linha de financiamento do BNDES mas também quer fechar a maior das unidades da empresa no Brasil (como assim?!?!). O Lula, que não é bobo nem nada, orientou o seu ministro do trabalho, Luiz Marinho, a chamar a direção da Volks no curé - uma demissão em massa a essa altura do campeonato não seria nada bom para este candidato-já-eleito. Depois de tudo acertado e aprovado o financiamento de R$ 497 milhões, adivinhem... a Volks volta com a mesma ameaça. O BNDES decidiu então suspender o repasse dos recursos. Vamo vê como isso vai acabar...

Entrevista com Chuchu

Hoje o Geraldo Alckmin será o entrevistado do Jornal da Globo.

27 agosto 2006

Maneira inteligente de praticar Terrorismo

Xô Sarney


A Alcinéia publicou em seu blog uma foto de um muro pintado com a caricatura do Sarney e os dizeres "XÔ!".

Foi notificada pelo TRE-AP a retirar a foto do ar sob pena de multa e ainda publicar um direito de resposta. Ontem seu blog foi retirado do ar sem mais explicações, agora já está no ar de novo.

Enquanto o TRE não notificar o Debate-bate vamos deixar a foto aí para quem quizer ver. Aliás, vão ter que notificar muitos blogs sobre política por aí...

Arquitetura interativa

Original, bacana, criativo.

26 agosto 2006

O guia para componentes eletrônicos "verdes"

O greenpeace divulgou hoje o seu Guide to green electronics, mostrando um ranking de quais empresas de componentes eletrônicos cooperam mais com a preservação da natureza, baseado em reciclagem e produtos tóxicos utilizados na fabricação dos componentes. Por enquanto nenhuma empresa está na área verde.

TSE decide que voto em candidato impugnado contará para o partido

Da Agência Brasil, às 26/08/2006 10h01

"Os votos dados a candidatos que tiveram seus registros indeferidos serão computados para as legendas. A decisão foi tomada nesta sexta-feira pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se o eleitor digitar o número de um candidato impugnado, o voto valerá somente para o partido. Mas só os candidatos indeferidos que entrarem com recurso até o dia 11 de setembro terão os nomes e as fotos nas urnas."

Leia a matéria na íntegra e deixe seu comentário abaixo. O que você acha da decisão?

Eu pessoalmente não gostei. Voto em um candidato impugnado deveria ser um voto nulo, afinal se o candidato está impugnado ele não participa das eleições e consequentemente o número digitado na urna não existe!

Achei outra matéria parecida sobre o assunto aqui.

The Long Tail

A algum tempo atrás li um artigo sobre "A Cauda Longa" e achei um fenômeno fantástico, sempre pensei que seria desta forma, é interessante observar a descentralização da informação através de blogs, vídeos e podcast.

É a informação gerando informação. Quero transmitir e não somente receber.

Vale a pena ouvir o ótimo podcast do Blog Brainstorm#9 que aborda este tema.

[atualização] Outro link interessante para este tema no Brainstorm#9 e no Techbits.

25 agosto 2006

Lembo: "Caminhamos para definição no 1º turno"

Os tucanos e seus aliados estão revoltados com o que disse Lembo, nesta matéria, da Terra Magazine.

Humberto Costa se antecipa à Veja.

Hoje o ex-ministro da Saúde Humberto Costa autorizou, em entrevista coletiva, a quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico, antecipando a notícia da próxima revista Veja, sobre a máfia dos vampiros.

Leia mais na Folha Online.

Quem precisa de TV?

Conheça o FreeTube, onde você pode assistir canais de TV de graça, através da internet. Neste momento estou assistindo a HBO.

O cerco está fechando

As denúncias de que funcionários fantasmas integram a lista de cargos de natureza especial (CNEs) da Câmara dos Deputados estão levando parlamentares a correr contra o tempo para exonerar assessores e tentar evitar problemas futuros. Nos últimos seis dias, pelo menos 20 deputados apresentaram ofícios ao presidente da Casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), pedindo a liberação de servidores que ocupam cargos especiais e trabalham nos estados. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Presidência da Câmara. Os pedidos de exoneração atingem pelo menos 50 funcionários. A maioria deles não aparece nos gabinetes ou está desviada da função para trabalhar nos estados.

O clima na Câmara dos Deputados é de tensão. Os ocupantes de CNEs que de fato trabalham temem a perda do cargo. Os fantasmas não querem ser descobertos e depois ter de devolver dinheiro para os cofres públicos. Na listagem do CNEs, há uma observação para cada funcionário. Uma delas é “Trabalha efetivamente – é importante manter”. Significa que o servidor é indispensável para a função naquela determinada seção. Em 80% dos nomes da lista, no entanto, não aparece essa observação.

Leia a notícia na íntegra aqui.

Certas leis evoluem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou anteontem nova lei respeito de tráfico e uso de entorpecentes. Publicada ontem no Diário Oficial da União, a lei entra em vigor daqui a 45 dias.

Importante do ponto de vista simbólico, a alteração crava na lei o que já acontecia na prática: os usuários já não iam para a cadeia há muito tempo. Como porte de droga já era crime de menor potencial ofensivo, se o acusado se comprometesse a prestar serviços à comunidade, nem era processado.

Outro ponto alto da lei, na visão dos especialistas, é a graduação dos crimes, ou seja, criação de condutas penais "intermediárias", que não são punidas de forma tão grave quanto o tráfico, nem tão brandas quanto o uso. "Essa lei resolveu um problema da jurisprudência quanto à roda de fumo", explicou o juiz aposentado Walter Maierovitch, sobre a divisão de um cigarro de maconha por várias pessoas. O participante de uma roda dessas era enquadrado no tráfico - crime hediondo, com pena de 3 a 15 anos em regime fechado - ou como usuário - que podia prestar serviços à comunidade e nem ser processado por isso. Agora, será punido com pena de detenção de 6 meses a 1 ano e pagamento de multa - o que pode virar pena alternativa.

Outra figura nova se ajusta ao caso do sujeito que não faz tráfico, mas incentiva um amigo a usar droga. Antes punido como traficante, agora será apenado com detenção de 1 a três anos e multa.

O aumento da pena dos traficantes foi motivo de elogio para o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) - "reflete um consenso da comunidade internacional, que reclama tratamento mais severo do Estado com esse tipo de crime" - e para o juiz aposentado Walter Maierovitch - "estamos na direção certa, de acordo com o Direito Penal moderno".

Leia a notícia completa aqui.

Sem limites

Não conseguimos postar mais nada. A cerveja acabou. Essa galera não tem limites...

24 agosto 2006

Transmitir e discutir...

Não que seja fácil estabelecer padrões de qualidade, mas buscar o melhor não faz mal a ninguém.
Em busca de algo melhor, a idéia é transmitir e discutir informação sobre os mais variados temas explorando todos os meios, em frente.

escolhas.....

O Real falou que vai quebrar tudo na zona eleitoral.
Mas é claro que depende da pena que for rolar, pois senão a galera pira e ate manda ele embora do trampu.
Quebrar eu num vou quebrar nao, primeiro porque na ultima eleicao ja me chamaram pra trampar como mesario, e eu nao fui... pois chapei todas caipirinhas de bh no dia anterior!
segundo porque quebrar tudo é foda.....
mas eu vou votar, somente em um candidato... para prefeito...

23 agosto 2006

Hackearam o site do PT

É... parece que não foi só o CMI que ficou fora do ar hoje, o site do PT foi hackeado hoje por volta das 13:29, e em seu lugar foi colocada uma imagem do símbolo do PT pegando fogo com os dizeres "Chega dessa porra" , e mais abaixo, "Eu voto 45".

Veja a matéria e a imagem no Blog do Noblat.

As 13:33 os administradores do site do PT já haviam percebido e retirado o site do ar, colocando o logo original do PT com os dizeres "Estamos em Manutenção", que até agora continua no ar.

Petistas já haviam sido convocados para defender uma suposta guerra virtual contra o PT que estava acontecendo na internet através de e-mails e afins.

CMI Brasil fora do ar

Desde o dia 04/08 que o CMI Brasil não é atualizado por problemas técnicos. Hoje foi divulgada a seguinte mensagem:

"Prezad@s usuári@s. O sítio do CMI está temporariamente fora do ar por problemas técnicos, que serão resolvidos em breve. Agradecemos a tod@s que escreveram preocupad@s com a situação e oferecendo ajuda.

Cordialmente, CMI Brasil."

22 agosto 2006

A parcialidade nos blogs.

Entrevista do Lula hoje à rádio Tupí, no Rio de Janeiro:

"Se alguém tiver alguma denúncia (de corrupção), aproveite o meu governo e o faça. Acho que isso é dinheiro que poderia ser revertido para programas sociais e ajudar o povo brasileiro. (...) Achamos que é possível desbaratar todas as quadrilhas que estão montadas. Os números são estarrecedores. Mas eu sonho que estamos caminhando para consagrar no Brasil o que aconteceu na Itália, onde não ficou pedra sobre pedra. (...) É um problema histórico do Brasil. É grave. E estamos trabalhando de forma intensa para resolver. Se esse trabalho da PF tivesse sido feito há 20 anos, não teríamos essa quantidade de quadrilhas espalhadas por todos os setores."


Agora que você já tirou suas próprias conclusões, leia esta mesma notícia no Blog no Noblat. Acho que a imparcialidade ainda não chegou aos blogs.

Renúncias

É... acho que foi só o deputado Marcelino Fraga (PMDB-ES) que renunciou. Pensei que seriam mais. Isso pode ser bom, no caso de cassação dos outros, ou ruim, no caso de absolvição.

21 agosto 2006

Você acha que o vídeo game nos influencia?

Cadê as renúncias?

Posso quebrar a cara, mas eu acho que ainda virão renúncias antes de meia noite. A não ser que Celso de Mello defira o mandado de segurança impetrado por nove acusados de integrar a máfia dos sanguessugas.

Confira o desfecho de mais este episódio da corrupção que mancha nosso país no Blog do Noblat.

E não é que ele finalmente admitiu?

Veja aqui o vídeo do Bush admitindo que o Iraque não teve nada a ver com os ataques de 11 de Setembro ao World Trade Center.

Bush estava no meio de uma explicação sobre como os ataques de 11/9 o inspiraram a criar seu "programa da liberdade" e a atacar o Iraque quando Ken Herman, da Cox News perguntou o que o Iraque tem a ver com 11/9 e Bush responde: "Nada".

Até então a administração de Bush relacionava o Iraque aos ataques, mesmo que indiretamente. Foi a primeira vez que Bush admitiu que os ataques e o Iraque não estão relacionados.

A tradução livre para o Português do vídeo é:

BUSH: Os terroristas nos atacaram e mataram 3,000 de nossos cidadãos antes de iniciarmos nosso programa da liberdade no Oriente Médio.

HERMAN: O que o Iraque teve a ver com isso?

BUSH: O que o Iraque teve a ver com o que?

HERMAN: O ataque ao World Trade Center.

BUSH: Nada. Exceto que é uma parte de — e ninguém nesta administração sugeriu que Saddam Hussein ordenou o ataque. O Iraque era — Iraque — a lição de 11 de Setembro é dar crédito às ameaças antes que elas se materializem por completo, Ken. Ninguém sugeriu que os ataques de 11 de Setembro foram ordenados pelo Iraque.

Gabeira neles....

Gabeira acusa PSB de repetir sanguessuga na pasta da Ciência
FERNANDA KRAKOVICSda Folha de S.Paulo, em Brasília
O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) entrega amanhã à CPI dos Sanguessugas um relatório em que aponta suposto favorecimento político no MCT (Ministério daCiência e Tecnologia) na liberação de dinheiro para a compra de ônibus da empresa Planam, utilizados no programa de inclusão digital. O esquema, que seria comandado pelo PSB, repetiria o da máfia das ambulâncias.
Um dos fatos citados por Gabeira no relatório é a aprovação em um mesmo dia,pelo ministério, de três projetos apresentados por parlamentares. "Esse é um indício de favorecimento, porque um processo estritamente técnico demora muito mais. Essa aprovação denota um ritmo político", disse o sub-relator da CPI.
O caso teria ocorrido em 14 de dezembro do ano passado.Ex-ministro da Ciência e Tecnologia e presidente em exercício do PSB, RobertoAmaral nega as acusações e afirma que a maior parte dos recursos do Orçamento são liberados no final do ano, por isso os projetos teriam sido aprovados de umasó vez. "Esse é o ritmo da suposição", disse.
Emendas de 29 deputados federais --15 com cassação pedida pela CPI-- destinaramR$ 17,6 milhões em 2005 e 2006 a projetos de compra de ônibus com computadores para inclusão digital. O MCT repassou R$ 13,5 milhões para essas emendas em novembro e dezembro do ano passado. Só em 10 de maio, seis dias depois daeclosão do escândalo, cancelou o pagamento de parte do valor.Do total, R$ 2,7 milhões foram gastos e três ônibus comprados. Todos foram adquiridos de empresas da família Vedoin, dona da Planam, pivô do escândalo dossanguessugas. A Finep --órgão do MCT sediado no Rio-- pagou às empresas por meiode três ONGs: Ibrae (Instituto Brasileiro de Cultura e Educação), Intedeq(Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento de Qualidade) e Instituto Amor pelaVida.
Os Vedoin admitiram em depoimento que pagavam propina a parlamentares para que destinassem verbas públicas para a compra de ambulâncias fabricadas por eles. Na seqüência o grupo fraudava licitações em prefeituras para beneficiar a Planam. A suspeita da CPI é que o mesmo aconteceria com os ônibus digitais.
Desde a posse de Lula em 2003, a Ciência e Tecnologia é comandada por membros doPSB: Roberto Amaral, Eduardo Campos e agora Sergio Rezende. "É muito bom que o Gabeira venha com provas, porque a essa altura do campeonato, se vier com suspeição a bala vai ricochetear contra ele", disse o deputado Beto Albuquerque(PSB-RS), que é da Executiva Nacional do partido.
Renúncias -
A CPI já pediu a cassação de 69 deputados e três senadores. O Conselho de Ética da Câmara instaura o processo contra eles amanhã e os acusados têm até hoje para renunciar ao mandato, na tentativa de evitar a inelegibilidade por oito anos caso sejam cassados. No Senado o presidente do Conselho de Ética, João Alberto(PMDB-MA), decide amanhã se vai abrir os processos ou arquivar o caso.Os deputados que assinaram o requerimento de criação da CPI dos Sanguessugas fazem um ato amanhã, no plenário da Câmara, pedindo rito sumário para os processos de cassação contra 15 deputados contra os quais haveria provas consideradas irrefutáveis.O objetivo seria votar esses casos em plenário no próximo dia 6. O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), afirmou que tentará acelerar os processos, mas que não é possível votá-los no início de setembro devido aos prazos regimentais e de defesa.

Temporada de caça aos brasucas...

21/08/2006 - 09h10 Ameaçados, brasileiros fogem nos EUA VINICIUS QUEIROZ GALVÃOda Folha de S.Paulo, em Riverside.
Uma nova lei municipal antiimigração e retaliações de milícias levaram à fuga decerca de 2.000 brasileiros da cidade de Riverside, no Estado americano de NovaJersey, a 170 km de Nova York.Desde 26 de julho, é crime em Riverside alugar imóveis, dar emprego e contratarserviços de imigrantes, com pena de multa e detenção. Associações de defesa de imigrantes contestam na Justiça a eficácia da lei,alegando que municípios e Estados não têm competência para legislar sobre temasfederais.
Um projeto de lei do presidente George W. Bush com novas regras para imigraçãotramita atualmente no Senado americano. A proposta prevê a legalização declandestinos que estejam no país há mais de cinco anos, desde que paguem multase impostos retroativos.
A Folha ouviu relatos de brasileiros, confirmados pela polícia local, de quecasas e carros haviam sido incendiados como intimidação. A milícia xenófoba,armada de tacos de beisebol e espingardas (o porte de armas é legalizado nosEUA), daria prazo de 72 horas para que imigrantes em situação irregulardeixassem a cidade.
O modelo ufanista de Riverside foi baseado e instruído,segundo moradores contrários à presença de estrangeiros, pelo grupo Minuteman,voluntários armados que patrulham a fronteira com o México.Com 8.500 habitantes, Riverside é uma das oito localidades nos EUA que aprovaramleis locais para combater o trabalho ilegal de imigrantes.Dos 4.000 sem-documento, 2.000 são brasileiros. Quase todos deixaram a cidade,de acordo com a prefeitura e com a paróquia local, que celebra missas emportuguês.Os poucos que permaneceram mantêm pequenos comércios, como loja do Boticário,restaurante típico e supermercado de produtos brasileiros.
"Os brasileiros e os latinos são os melhores amigos dos EUA. Amamos a América.Sou parte deste país", disse Susanete Silva, 40, faxineira de Nova Xavantina(MT), há cinco anos nos EUA."Invadiram minha casa, jogaram uma bomba de querosene e quebraram meu carro",afirma Rosilei Pereira, 39, também faxineira, há oito anos em Riverside. "GanhoUS$ 3.000 (R$ 6.400) por mês", conta.
A nova lei de Riverside proíbe o espanhol e o português em anúncios, prevê multade US$ 1.000 para proprietários que aluguem imóveis a estrangeiros e suspensãoda licença de funcionamento para comerciantes que contratem imigrantes. Prisão éprevista em caso de reincidência.
ClimaRiverside é o típico povoado de interior dos EUA. Com duas ruas principais que se cruzam, a cidade-dormitório vive do comércio local e de serviços. Não há indústria, e a metrópole mais próxima é Filadélfia, a 25 km. As casas ostentambandeiras americanas. Só há duas agências bancárias.
Natural de Ipatinga (MG), Wander Alves, 33, entrou nos EUA pela fronteiramexicana. Disse ter pago US$ 10,5 mil para entrar há três anos por intermédio de"coiotes". Ontem foi seu último dia de trabalho como açougueiro no "Victor'sMarket", supermercado especializado em marcas brasileiras. Sem falar inglês,Alves diz trabalhar 12 horas diárias, sete dias por semana para ganhar US$ 3.000mensais. "Vou para Delran (cidade vizinha). Não vejo a hora de voltar aoBrasil."
Outro mineiro, o carpinteiro José Carlos Sousa, 32, vai para a Flórida. "A únicacoisa que posso fazer é sair daqui. Não falo inglês, não fico sabendo de nada",diz. Antes de ganhar US$ 2.500 por mês nos EUA, recebia um salário mínimo como pastor de gado em Itaiomim.

Brasileiros sem lugar....

Protesto acaba em confronto com ufanistas nos EUA VINICIUS QUEIROZ GALVÃOda Folha de S.Paulo, em Riverside
Era para ser um protesto de brasileiros contra a lei antiimigração de Riverside,mas a manifestação foi tomada por americanos com cartazes xenófobos. "Escória"."Lugar brasileiro é na favela". "Fora, latinos".
Segundo estimativas da polícia local, 1.500 pessoas se reuniram ontem em frenteà prefeitura. Dois terços eram americanos."É ridículo. Essa cidade não existia quando cheguei aqui", diz o mineiro JulioPereira, 22, oito nos EUA. "Esses imigrantes violaram a lei e estão aí, roubandotrabalho de todos os americanos", justifica Steven Harris, 31.
Titular da paróquia da cidade, o padre Angelo Amaral, também mineiro, liderava oprotesto. "As coisas têm de ser resolvidas na Justiça. Essa lei afetou em muitoa presença brasileira", afirmou.
Comerciantes americanos que a empregam imigrantes a baixo custo e à revelia deleis trabalhistas defendiam os brasileiros."Meu restaurante esta arruinado, não tenho um empregado mais", queixa-se MichaelTous. "Esse país foi construído por imigrantes. Quem somos nós? Índiosnativos?", completa Brian Poulis, dono de loja de bebidas.

20 agosto 2006

Video Arte

Enquanto isto no Senado Federal...

Durante o recesso branco, os senadores se dedicam a analisar o programa eleitoral. O tema inicial do dia foi a maquiagem dos candidatos, alguns chegam a ficar desfigurados na televisão.

O clima começou a esquentar quando a conversa derivou para gastos de campanha. Sibá Machado, que sempre leva na esportiva todas as provocações da oposição, desta vez não agüentou e bateu na mesa. Disse que Heráclito Fortes o estava tratando como se fosse um menino de recados. O colega pediu desculpas e até tentou entrar no debate de novo. Mas havia perdido a graça.

Ouça a notícia. (Senão estiver escutando a notícia clique aqui e instale o plugin)

Em tempos de eleição...

Não custa nada lembrar do folclórico Severino Cavalcanti (e pensar que ele era o Presidente da Câmara).

Não é só o povo brasileiro que possui a “memória curta”, nossos governantes também.



Vote consciente.

Por uma abertura unilateral da economia

"O país poderia estar melhor se a Constituição não houvesse gerado aumento da carga tributária, piora da legislação trabalhista e outras barbaridades, mas não com uma economia fechada. Entre os benefícios da abertura está a vitória contra a inflação. O Plano Real teria fracassado se as importações não tivessem ajudado a atender o aumento súbito da demanda derivado da estabilidade."

O trecho acima é do artigo semanal de Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda. O texto aborda a abertura da economia no nosso Brasil.

Foi publicado hoje no Blog do Noblat.

19 agosto 2006

Sabatinas da Folha

A Folha de São Paulo entrevistou os dois candidatos ao governo de Minas Gerais esta semana. Quinta foi Aécio Neves e Sexta o Nilmário Miranda.

Segue os links para as matérias de cada sabatina:

Aécio Neves:
Governador de Minas é contra condenar mulher por aborto, e
Em sabatina, Aécio critica hegemonia paulista na política nacional

Nilmário Miranda:
Nilmário diz que aliança PT-PMDB é fato político mais importante da década, e
Cuba, China e Estados Unidos violam os direitos humanos, diz Nilmário

Lula e Alckmin anunciam criação de universidades e hospitais que já existiam

JAMES CIMINO, da Folha Online.

Na primeira semana de propaganda eleitoral gratuita exibida na televisão, os candidatos do PT e do PSDB à Presidência da República anunciaram uma profusão de obras, supostamente construídas por ambos em suas gestões no governo federal e estadual, respectivamente.

O programa do petista Luiz Inácio Lula da Silva anunciava a "criação de 10 universidades federais". Já o do tucano Geraldo Alckmin mostrava que ele e o ex-governador Mário Covas (morto em 2001) "fizeram 19 novos hospitais".

Na verdade, criação, no caso de Lula, significa transformação. As tais dez universidades "criadas" por seu governo são produto de desmembramento de campi ou de transformação de centros federais e faculdades públicas. Apenas a Universidade Federal do ABC saiu da estaca zero.

Paulo Rizzo, presidente do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições do Ensino Superior), revela que as universidades foram criadas por projeto de lei aproveitando estruturas já existentes.

"Fizemos uma denúncia junto ao Ministério da Educação sobre essa prática. O governo investe, mas muito aquém das necessidades. Este é o caso de Diamantina (MG), que tinha uma faculdade de odontologia. Assinaram o decreto de criação da instituição, criaram-se 16 cursos, mas não tinha nem transporte para o campus nem água potável."

Outro caso interessante é o da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), criada com base no desmembramento do campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), que já existia naquela cidade. Lá, a contratação de professores por meio de concurso público é praticamente inexistente.

Rizzo revela que, com a aposentadoria de professores das atuais instituições, abrem-se vagas, que são distribuídas pelo Ministério do Planejamento para novas universidades. Quando isso não acontece, o quadro é formado por professores temporários. "Os cursos de medicina e direito da UFGD funcionam com o quadro praticamente todo composto por professores temporários ou por professores voluntários, ou seja, aposentados que trabalham sem receber salário só para não ficar sem trabalho."

Por meio da transformação, o ex-Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) tornou-se Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR). O processo já havia começado durante o governo FHC, que extinguiu os cursos técnicos de 2º grau do centro e colocou em seu lugar cursos superiores de tecnologia, mais uma vez aproveitando sua estrutura, que já contava com faculdades de Engenharia de Produção.

Nanci Stancki, doutora em Política Científica e Tecnológica e presidente do Sindicato dos Docentes da UTFPR (Sindutf-PR) conta que, nesse caso, não houve nem criação de novos cursos e que, apenas neste ano, o Ministério da Educação abriu edital para concurso de professores. "Os cursos continuaram os mesmos. Para alcançar o status de universidade, seria necessário diversificar as áreas de conhecimento para ciências humanas e biológicas. Agora estão abrindo novos campi em cidades como Londrina (PR), mas o que já existia foi mantido do jeito que estava."

Outro lado

A assessoria da campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva respondeu à questão da "criação" ressaltando que "o presidente não disse que construiu novas universidades, mas que criou [por meio de decreto presidencial] novas universidades."

De acordo com o Ministério da Educação, o governo Lula tem investimentos propostos no setor na casa dos R$ 590 milhões, com aplicação entre 2005 e 2007.

Saúde

Para Alckmin, ou melhor, Geraldo --como o candidato tem se intitulado na propaganda eleitoral--, "novos" refere-se apenas a dois hospitais.

Segundo sua página na internet, "O Governo do Estado de São Paulo retomou as obras de 14 novos hospitais, construiu outros dois, estadualizou um e ampliou outros três."

Procurada pela reportagem da Folha Online para esclarecer quais unidades foram construídas da estaca zero e quais foram concluídas, a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde recomendou que fosse procurada a assessoria da campanha, que forneceria "dados oficiais".

A assessoria de imprensa do candidato, contudo, afirma que os 19 hospitais constantes na propaganda eleitoral foram "construídos" e que "o [hospital] Dante Pazzanezzi não foi contabilizado no programa de TV. Nem a ampliação da Santa Casa de São José dos Campos, por não ser da administração direta estadual".

A lei de Lavoisier é clara: na natureza, nada se cria, tudo se transforma. Na política também.

Dança da Impunidade/Pizza

Sei que estou postando algumas coisas antigas aqui, mas como o Debate-bate não existia na época, fica aí o post para relembrar deste lamentável episódio que ficou conhecido como a Dança da Impunidade ou Dança da Pizza.

A Dança em questão é da deputada Ângela Guadagnin (PT-SP), no Congresso Nacional, dia 23 de Março de 2006, em comemoração à absolvição de seu colega, deputado João Magno (PT-MG), que havia admitido receber 50 mil reais de Marcos Valério em 2004 e era acusado de receber 476 mil reais do Valérioduto.

Alexandre Garcia

Há um tempo atrás correu um boato na internet que o Alexandre Garcia teria sido demitido da Rede Globo devido a este vídeo:



Na verdade tudo não passa de boatos, e o próprio Alexandre Garcia já os desmentiu. O que não torna o que foi falado menos interessante.

Viva o Ócio Criativo no trabalho.

Três caras tentam a todo custo fugir da empresa em que trabalham.

Edson Vidigal exibe Lula criticando o clã Sarney

Foi postado hoje no Blog do Noblat um link para o vídeo exibido ontem à noite durante a propaganda eleitoral de Edson Vidigal, que exibe o Lula criticando o clã Sarney em palanque para as eleições de prefeito de Imperatriz, MA em 2000.

Vale lembrar que o Sarney apóia o Lula nas eleições.

BNegão e os Seletores de Frequência

Para quem curte músicas bem elaboradas e letras inteligentes e subversivas, não pode perder o show do BNegão e os seletores de frequência, hoje no Recanto dos Macacos, anexo ao Bar do Marcinho, em Macacos, MG.

A entrada é R$15,00 e além do BNegão vão tocar outras bandas igualmente boas.

Para saber mais, acesse o site oficial, que tem inclusive uma música em mp3 para baixar, ou os vídeos dos shows no YouTube.

18 agosto 2006

Portal Transparência Brasil

Antes tarde do que nunca, vai aí uma dica interessante: o portal Transparência Brasil (http://perfil.transparencia.org.br/).

Neste portal o internauta poderá pesquisar por candidato, partido ou estado e ver algumas informações de cada candidato como Nome, CPF, Cargo Anterior, Número de votos recebidos, Emendas apresentadas, Notícias relacionadas ao candidato nos principais jornais, Bens declarados à justiça eleitoral, entre outras coisas.

Considero uma parada obrigatória para pesquisar um pouco mais sobre o seu candidato.

13 agosto 2006

Ócio Criativo!

Você já imaginou fazer apenas o que gosta a vida inteira? Mas e daí, viveria do quê? Sonhos? Se imaginarmos o trabalho como um fardo, a situação realmente parece impossível. Mas e se o trabalho, o lazer e o estudo começassem a se misturar em nossas vidas de tal forma que não desse mais para diferenciar uma coisa da outra?

Esta é a proposta de Domenico de Masi, sociólogo italiano da Universidade La Sapienza, de Roma, e presidente da Escola de Especialização em Ciências Organizativas, a S3 Studium. Ele defende a idéia que é chegado o momento de cultivarmos o ócio criativo para uma nova era. Utopia? Não. Cada vez mais pessoas e empresas aderem aos seus conceitos e passam a ter vidas mais felizes e produtivas.

Veja a entrevista completa de Dominico de Masi.
Conheça também a música "O Processo" do Bnegão. Veja a letra, ouça a música e entre no espírito do Ócio Criativo.

10 agosto 2006

A CONCEIÇÃO

A Conceição é a concepção depois de algumas cervejas!!!