30 agosto 2006

Será o fim do jornal impresso...


A edição mais recente da Economist pergunta em sua capa: "Quem matou o jornal?"

Nós do Debate-bate temos a resposta: A Internet.

Trecho da reportagem:

"De todos os meios 'antigos', os jornais são os que têm mais a perder para a internet. A circulação tem caído nos Estados Unidos, na Europa ocidental, na América Latina, na Austrália e na Nova Zelândia (nos outros lugares, as vendas sobem). Mas, nos últimos anos, a web acentuou o declínio.

Em seu livro The Vanishing Newspaper, Philip Meyer calcula que o primeiro trimestre de 2043 será o momento em que o jornal impresso morrerá nos Estados Unidos, quando o último leitor cansado colocar de lado a última edição amarrotada."

Particularmente acho esta previsão meio fantasiosa e arrogante, isto vai acontecer muito mais rápido do que se imagina.

Na Inglaterra, leitores de 15 a 24 anos dizem que gastam 30% menos tempo com jornais desde que começaram a usar a internet.

Por outro lado ainda nem todos possuem acesso a Internet, muito menos ter um computador pessoal em casa.

Como sempre, a informação nunca é "Para Todos".

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Hoje em dia esperar 24h para ler uma notícia tornou-se ridículo.

12:14 AM  
Anonymous Anônimo said...

Exatamente real, eu não consigo mais assistir tv... as notícias todas antigas e somente as que eles querem que sejam "exibidas".

7:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

A revolução não será televisionada... virá pela internet!!!

9:12 AM  
Anonymous Anônimo said...

Estudo comunicação há algum tempo e posso afirmar que o jornal não deixará de existir. Crises como essas são comuns com o crescimento de novas tecnologias. A mesma crise foi enfrentada pelo rádio,CD e até mesmo computadores comuns com a vinda do notebook. Mas nenhum deixou de existir, tiveram de buscar novas formas de se manterem vivos. Com o jornal impresso creio que terá que se especializar em noticiar de verdade, não com a superficialidade e a ideologia disfarçada dos meios eletrônicos. Perderá a máscara de objetividade e neutralidade em busca de um público específico. Assim como o Le Monde, por exemplo.

3:06 PM  

Postar um comentário

<< Home